TROPEÇAR SIM, CAIR NÃO!


"O Senhor firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz; se cair não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão." (Salmo 37:23 e 24)

Éramos um grupo de adolescentes, estudantes do IASP, o antigo GAC. Em nosso grupo havia um rapaz de mais idade, mas que também estudava conosco.
Estávamos empreendendo uma caminhada, quando a certa altura, aquele rapaz, que era o mais velho do grupo, tropeçou violentamente numa pedra. Vimos a seguir o seu corpo se inclinar e pressentíamos que a queda seria inevitável.
Mas, naquele instante, algo extraordinário aconteceu. Ao invés de presenciarmos uma fragorosa queda, vimos uma linda reação. Parecendo receber uma força extraordinária e aproveitando a inclinação do corpo, o moço saiu correndo à nossa frente. E logo a seguir, quando juntos estávamos, ele proferiu a frase que até hoje permanece viva em minha mente. Ele disse: "Toda vez que tropeço, aproveito a inclinação do corpo para iniciar uma corrida."
O caminho de nossa vida nem sempre é uma estrada plana, limpa e cercada de flores e agradáveis perfumes. Aliás, poderíamos até dizer que, pelo contrário, é composto de altos penhascos, de vales profundos. Nele pode haver inúmeras pedras de tropeço que o inimigo de nossa alma coloca estrategicamente à nossa frente. E temos que ser francos e sinceros em dizer que, por nossas forças, não é nada fácil seguir com segurança a caminhada.

Temos que vencer os despenhadeiros perigosos do egoísmo e da vaidade. Temos que transpor as montanhas do egoísmo e o apego às coisas materiais, que por vezes roubam o tempo que deveríamos dedicar à família e à comunhão com Deus. Às vezes, a pedra de tropeço do caminho pode vir em forma de desemprego ou de uma doença, quer em nós ou em um ente querido da família. É aqui que entra a filosofia do meu amigo do tempo do colégio.

Se você tem um tropeço – seja ele uma tentação, uma luta, um problema de saúde, ou o que for – lembre-se, há forças extraordinárias que podem vir do alto em seu auxílio. Peça a Deus, confie nEle e lembre-se das confortadoras palavras do salmista Davi:

"O Senhor firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz; se cair não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão." (Sal. 37:23 e 24)

Nenhum comentário:

Postar um comentário