Decepcionado com Deus

Uma senhora que frequenta a igreja a muitos anos, tem uma vida piedosa e um trabalho ativo na comunidade. Contudo sua fé estava abalada. Cheguei para conversar com ela e ela começou a confessar sua decepção com Deus.
Que ela não acreditava em um Deus vingativo e nem que o homem era insignificante para Deus, como alguém havia dito para ela. Confessou que assim como Davi, seu coração se entristecia e não sabia porque o ímpio prosperava e muitos justos não tinham nem uma casa própria.

Pois bem, muitos cristãos tem crises por causa destas dúvidas.

1) Deus é um tirano?

Podemos fantasiar uma série de coisas e criar em nossa mente um deus tirano ou um deus que se parece com um papai-noel que nos dará tudo que quisermos. Porém isso não muda o fato de quem Ele é. Na bíblia encontraremos os atributos de Deus, ou seja, um pouco de quem Ele é. Nunca o conheceremos em sua plenitude, pois Ele é infinito e nosso entendimento é finito.

A primeira coisa que devemos saber é que Deus é bom. Em Tiago 1:13 e 17 (Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e Ele a ninguém tenta. Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das Luzes em quem não há mudança nem sombra de variação.)

Deus é bom em todo tempo. Não há a possibilidade de Deus fazer o mal. Outro ponto é que Deus é justo. Não existe a possibilidade de Ele ser injusto. Desta maneira, Ele jamais deixará alguém impune. Se alguém se fizer condenável, o Justo Juiz, que é Deus, o condenará.

Aqui encontramos um problema, porque todos os homens se fizeram condenáveis. E Deus em sua infinita misericória, em sua bondade, enviou Jesus para ser condenado no nosso lugar. Ele pagou o preço naquela cruz da morte que era para ser minha e sua.

E isto responde à próxima pergunta.

2) Eu sou insignificante para Deus?

Existem dois pontos aqui. O primeiro é sobre quem nós somos em comparação a Deus. Pense em grão de areia em relação ao tamanho do Planeta Terra, o que é este grão comparado com o tamanho da Terra? Nada. Pois bem, multiplique o tamanho da Terra por infinito e divida o tamanho do grão de areia por infinito e você terá a proporção do seu tamanho em relação a Deus. O que vpcê é perto dEle? Menos que nada. Exatamente.

Contudo, existe outro ponto. Mesmo você sendo menos que nada em relação a Ele. Ele te amou de tal maneira, que deu seu único filho para morrer na cruz em seu lugar, para que Ele não precisasse ficar separado de você. Só para ter você perto dEle novamente. Você entregaria um filho seu para morrer no lugar de um pecador, grãozinho de areia? Pois é, Deus te ama profundamente, com um amor que você sequer entende. O seu significado para Deus é que você foi criado à sua imagem e semelhança, para a Glória dEle e o seu valor para Ele é maior do que o valor do mundo inteiro.

Vamos à terceira e última pergunta:

3) Como pode prosperar o ímpio e o justo passar por dificuldades?

Minha resposta é simples. Onde estão seus olhos? Onde estiver o seu tesouro, aí estará seu coração. Os olhos do justo estão na eternidade, os olhos do ímpio estão no aqui e no agora. Um está construindo um tesouro que a traça e a ferrugem não podem consumir, o outro está construindo um tesouro que pode gerar discórdia, e pode ser consumido pelo fogo.

O que é prosperar pra você? Ter muito dinheiro? Então o ímpio prospera sim. Mas se você analisar prosperidade em um real significado, que é plenitude, alegria, prosperar em todas as áreas, o justo é o homem mais próspero da Terra. Porque tem um relacionamento com Deus que preenche o vazio do seu coração, porque não precisa se preocupar com o dia de amanhã porque sabe que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, e mesmo que ande pelo vale da sombra da morte, não teme porque Deus está com ele.



Agora, talvez o que você está vendo é apenas uma foto e não o todo. Talvez na foto você veja o ímpio sorrindo e o justo chorando. Mas tente ver o todo. Veja o coração. Em face da morte o ímpio se desespera, o justo adora ao Senhor, pois almeja uma pátria celestial.

Onde estão seus olhos?



(Blog Somente a Graca)

Nenhum comentário:

Postar um comentário