Deus criou o mal ?

"Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal ; eu,o Senhor, faço todas estas coisas." (Isaías 45:7) A princípio, parece contradizer
1 João 4:8: "Aquele que nao ama nao conhece a Deus, pois Deus é amor. " Mas, quando entendemos o significado da palavra hebraica para “mal empregada no texto, o aparente problema fica resolvido.
Vou lhe ajudar:

A palavra hebraica para designar mal no verso é ‘ra e significa: “mal moral”, “a natureza perversa” e também “males como inundações, terremotos, tempestades de granizo”. Nesse contexto, ao compararmos com Isaías 47:11, vemos o termo “mal” se refere à “desolação” e às “calamidades” que Deus permitiria vir sobre os babilônicos por não terem se arrependido dos pecados deles!

Leiamos Isaías 47:11:

“Pelo que sobre ti virá o mal que por encantamentos não saberás conjurar; tal calamidade cairá sobre ti, da qual por expiação não te poderás livrar; porque sobre ti, de repente, virá tamanha desolação, como não imaginavas."

O Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia comenta sobre Isaías 45:7:

“Crio o mal - Deus é o autor da luz e da paz. Ele permite o mal para que os homens e os anjos possam testificar o resultado do afastamento dos eternos princípios da justiça. Na Escritura, Deus muitas vezes é representado como causando aquilo que ele não evita”

Aqui é exposto um princípio muito importante para análise do texto: o idiomatismo hebraico (forma de os hebreus se expressarem) apresenta Deus fazendo coisas que na verdade Ele não impede de acontecerem.

Esse é o caso de 1 Samuel 16:14 : "Tendo-se retirado de Saul o Espirito do Senhor, da parte deste um um espirito maligno o atormentava"

Quando entendemos o termo no original e a forma como o hebreu se expressa (apresenta Deus a fazer algo, mas, que na verdade Ele não impediu), conseguimos entender tais questões difíceis.

E, quando lemos o contexto geral das Escrituras, concluímos que Deus realmente não é o autor do mal moral, mas sim que Ele permite que calamidades e desolações sobrevenham a nações rebeldes (Isaías 45:7 e 47:11):

“Pois tu não és Deus que se agrade com a iniqüidade, e contigo não subsiste o mal.” Salmo 5:4.

Um comentário:

  1. Eu penso ,e isto é a minha openiao que o mal ninguem criou,porque só Deus tem puder para criar.
    O mal é a ausencia do bem,ou seja quando eu posso ajudar alguem em vez de ajudar destruo eu nao estou criando nada simplesmente estou a distorcer a ordem que Deus me dá.
    Eu posso fazer um aviao para a cruz vermelha para ajudar pessoas e alguem pode pegar nesse aviao e o encher de bombas e destruir uma cidade,quem criou o aviao fui eu com boas intencoes,simplesmente alguem alterou as funcoes,acho que é isso que se passa com o mal
    Um abraco paulo goncalves

    ResponderExcluir